Animal descartado, queimado. Quem jogou não queria deixar rastros, mas deixou.

CãoPaixão denuncia ‘cemitério clandestino’ de cães em Cianorte

Uma denúncia, na tarde da última terça-feira, 21, levou o Instituto CãoPaixão a um verdadeiro ‘cemitério’ clandestino de cães, em Cianorte, Paraná, nas proximidades da antiga Acrenorte, às margens da PR 323. Naquela mesma região, situa-se também o Canil de Cianorte. No local foram encontradas onze carcaças de animais, condicionados em sacos plásticos, queimadas. Havia animal inclusive com coleira.

Região onde cemitério clandestino de animais foi encontrado. Foto: Divulgação

Na beira da pista de caminhada, uma transeunte avistou uma carcaça de cachorro queimada e fez a denúncia para o Instituto. Na mesma noite foram encontradas os restos de outros cinco animais. Nesta quarta-feira, 22, pela manhã, além do Grupo, estiveram presentes representantes da prefeitura e Câmara. Foi realizado o Boletim de Ocorrência e nele foram registrados 5 carcaças. Mas no total os integrantes do Grupo encontraram 11 carcaças, até o momento, além de outro animal em decomposição.

Representante da Câmara dos Vereadores, o vereador Afonso Lima (Avante), também esteve no local e comentou a estranheza do caso. Ele ficou abismado com o que viu, salientou que é uma situação criminosa. Pois quando é a população que realiza tal ato, ela normalmente descarta e não tem o interesse em incendiar para não deixar indícios, ainda mais uma quantidade de animais como aquela, é provável que seja alguma empresa.

Animal descartado, queimado. Quem jogou não queria deixar rastros, mas deixou.
Carcaça de cachorro, incendiado, ao lado do canil de Cianorte. Foto: Divulgação

Canil de Cianorte

Há quatro anos o canil de Cianorte é alvo de denúncias de irregularidades, denunciadas junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, à Ouvidoria da Prefeitura de Cianorte e ao Ministério Público. Porém, apesar de todas a denúncias realizadas e de irregularidades apontadas pelo próprio Ministérios Público e Conselho Regional de Medicina Veterinária, a mesma empresa é a escolhida pela Prefeitura de Cianorte para continuar administrando o local, com a renovação da licitação, sem que haja chance de outras empresas interessadas ou ONG para administrar o local.

Na semana passada, após uma reunião na Câmara dos Vereadores, no dia 13, segunda-feira, em que foi exposta a situação problemática da questão dos animais domésticos em Cianorte, dez minutos depois foi postado um vídeo na conta do prefeito de Cianorte Marcos Franzato, em frente ao Canil, prometendo a abertura de uma Sindicância e a realização de licitação.

Na tarde desta quarta-feira, 22, integrantes do Instituto CãoPaixão oficializaram o caso ao Ministério Público.

About the author

AIDA FRANCO DE LIMA
Doutora em Comunicação e Semiótica, jornalista, professora, escritora, ativista ambiental.



Guardador de palavras da Gabi

Comments

  1. É uma tristeza ver está situação com os animais. Protegemos tanto em várias situações e quem precisa proteger ,não realiza com amor. Difícil acreditar. Quantos que sofreram nesta situação. Tadinhos. Inaceitável.

Comments are closed.

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux