Uma denúncia, na tarde da última terça-feira, 21, levou o Instituto CãoPaixão a um verdadeiro ‘cemitério’ clandestino de cães, em Cianorte, Paraná, nas proximidades da antiga Acrenorte, às margens da PR 323. Naquela mesma região, situa-se também o Canil de Cianorte. No local foram encontradas onze carcaças de animais, condicionados em sacos plásticos, queimadas. Havia animal inclusive com coleira.

Na beira da pista de caminhada, uma transeunte avistou uma carcaça de cachorro queimada e fez a denúncia para o Instituto. Na mesma noite foram encontradas os restos de outros cinco animais. Nesta quarta-feira, 22, pela manhã, além do Grupo, estiveram presentes representantes da prefeitura e Câmara. Foi realizado o Boletim de Ocorrência e nele foram registrados 5 carcaças. Mas no total os integrantes do Grupo encontraram 11 carcaças, até o momento, além de outro animal em decomposição.
Representante da Câmara dos Vereadores, o vereador Afonso Lima (Avante), também esteve no local e comentou a estranheza do caso. Ele ficou abismado com o que viu, salientou que é uma situação criminosa. Pois quando é a população que realiza tal ato, ela normalmente descarta e não tem o interesse em incendiar para não deixar indícios, ainda mais uma quantidade de animais como aquela, é provável que seja alguma empresa.

Canil de Cianorte
Há quatro anos o canil de Cianorte é alvo de denúncias de irregularidades, denunciadas junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, à Ouvidoria da Prefeitura de Cianorte e ao Ministério Público. Porém, apesar de todas a denúncias realizadas e de irregularidades apontadas pelo próprio Ministérios Público e Conselho Regional de Medicina Veterinária, a mesma empresa é a escolhida pela Prefeitura de Cianorte para continuar administrando o local, com a renovação da licitação, sem que haja chance de outras empresas interessadas ou ONG para administrar o local.
Na semana passada, após uma reunião na Câmara dos Vereadores, no dia 13, segunda-feira, em que foi exposta a situação problemática da questão dos animais domésticos em Cianorte, dez minutos depois foi postado um vídeo na conta do prefeito de Cianorte Marcos Franzato, em frente ao Canil, prometendo a abertura de uma Sindicância e a realização de licitação.
Na tarde desta quarta-feira, 22, integrantes do Instituto CãoPaixão oficializaram o caso ao Ministério Público.
É uma tristeza ver está situação com os animais. Protegemos tanto em várias situações e quem precisa proteger ,não realiza com amor. Difícil acreditar. Quantos que sofreram nesta situação. Tadinhos. Inaceitável.