Canadá: brasileiros ‘importam’ delícias de Festa Junina

A tradicional festa junina realizada no Brasil, que movimenta o Brasil de norte a sul é um dos eventos que os brasileiros que vivem no exterior, sentem saudades. Mas se eles não podem vir até nossas festas juninas, elas vão até os brasileiros. Em 2023, foi organizada a terceira edição que reuniu mais de 70 brasileiros. A festa, foi exatamente em 24 de junho, Dia de São João.

Um grupo animado de brasileiros alugou o salão de festas do Golden Beach Resort na cidade de Roseneath, Ontário, a 139 km ao leste de Toronto, e fizeram a festa com roupas típicas, além de músicas e claro, muita comida. Tinha até pinhão! Fabíola Holmann Iung mora no Canadá há 25 anos e foi uma das participantes. Ela conta que a festa foi planejada com bastante antecedência.

Resort em Roseneath, Canadá, onde os traillers ficam estacionados à espera do verão. No local foi realizada a terceira edição de festa junina que reuniu mais de 70 brasileiros. Foto: Divulgação

A festa começou pela iniciativa de Sayonara Gomes de Siqueira, que fez a primeira edição no próprio trailler da família, que fica estacionado no resort, que funciona como uma casa de veraneio. O local, conhecido como ‘Birosca do Kadio’, em homenagem a seu esposo Cláudio, tinha o tamanho suficiente para acolher os convidados. Participaram somente os amigos mais próximos, um pequeno grupo que se juntou em uma espécie de confraternização junina.

Birosca do Kadio é o local onde fica estacionado o trailler que foi palco da primeira edição da Festa Junina, no Golden Beach Resort. Foto: Divulgação
Kadio é o apelido carinhoso que Cláudio Teixeira recebeu dos filhos ainda pequenos, que não sabiam pronunciar seu nome. Ao lado da esposa Sayonara, o casal é responsável pela origem da festa. Foto: Divulgação

Mas em 2022 veio a ideia de alugar o salão de festa do local e o convite foi feito a todos os brasileiros que estavam de férias por ali, reunindo 40 pessoas. E agora, em 2023, participaram os convidados das festas anteriores e agregados, como familiares e amigos. “Apareceram pessoas de outras culturas que ficaram admiradas com alegria contagiante dos brasileiros”, destacou Fabíola Hohmann Iung.

As amigas Izabel Cristina da Fonseca e Fabíola Hohmann Iung durante a edição da festa junina que reuniu brasileiros no Canadá. Foto: Divulgação

Quem tinha trailler no local cedeu espaço para os convidados que foram para a festa que não tinha horário para terminar.

Cardápio variado

Bolo mole, bolo de milho e torta salgada, canjicão, cachorro quente, salpicão, salgadinhos, sagu de vinho tinto, canjica com côco, canjiquinha com costelinha de porco, cural e arroz doce de paulista, cuscuz paulista, sanduíches de atum, pão de queijo, angu com carne desfiada, mousse de limão, torta de frango, bolo de fubá e mousse de maracujá, caldo foram alguns dos pratos levados pelos convidados. Além é claro, da bebida, que cada um levou a sua, e o famoso quentão. E como não poderia faltar, o pinhão!

Pinhão foi importado do Brasil para completar festa junina no Canadá. Foto: Divulgação

Mas como é que foi aparecer pinhão no Canadá? Ele foi importado por Izabel Cristina da Fonseca, que vive no Canadá há mais de 30 anos, e que voltou de viagem do Brasil com as malas cheias de produtos juninos. Enfeites, tolhas, chapéus, vestidos e claro, o pinhão. “A Izabel é a grande responsável por trazer esse sabor do Brasil até o Canadá. E já estamos nos organizando para a festa do ano que vem”, anima-se Fabíola.

Izabel da Fonseca, a responsável por importar as comidas e os enfeites, junto de Sayonara Gomes de Siqueira, idealizadora do evento. Foto: Divulgação
Tudo junto e misturado na terceira edição de Festa Junina, no Golden Beach Resort, no Canadá. Foto: Divulgação

About the author

AIDA FRANCO DE LIMA
Doutora em Comunicação e Semiótica, jornalista, professora, escritora, ativista ambiental.



Guardador de palavras da Gabi

Comments

  1. A festa junina casal Kadio e Sayonara é a melhor festa junina de Ontário com certeza! Maravilhosa!!!!!!!!!!!

  2. Saldar nossos Santos Junino em meio à comunidade mais afortunada do Canadá, é sim, sinônimo de vitória. Gente com as quais seguros por suas raises espalham alegria, dividem o prazer, comungam a luta, celebram a fé. Reconhecer, por favor, em cada rosto e gesto o que de suas essências jamais se perdeu, digo, o melhor do Brasil e dos Brasileiros onde e como estiver. Viva São João !!!

Comments are closed.

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux