Janine Bitencourt, consultora da Souvie Orgânicos, foi uma das palestrantes do “Fashion and Lifestyle Safeguarding Biodiverty”, evento que ocorreu este mês (10)
Por: Assessoria
A Organização das Nações Unidas (ONU), visando fortalecer os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da agenda 2030, promoveu este mês (10), o “Fashion and Lifestyle Safeguarding Biodiverty”, evento virtual que discutiu sustentabilidade através do ODS 15 – Proteger a vida na terra. Representando o Brasil, a especialista em marketing sustentável e cofundadora da Souvie Orgânicos, Janine Bitencourt, falou sobre a importância do tema entre de diferentes gerações.
– A nova geração tem nas mãos um poder incrível: o poder de compra. Escolher marcas conscientes (que não fazem testes em animais e preservem o oceano), procurar a verdadeira história e a cadeia produtiva por trás de um produto é essencial para proteger todas as formas de vida no planeta, não apenas a nossa – afirmou
Um dos principais assuntos debatidos foi “o que torna uma marca sustentável?”. De acordo com ela, é preciso que as empresas entendam que o lucro precisa conversar com a questão ambiental e social.

Outro ponto importante levantado pela moderadora do evento e membro do comitê da ONU, Adriana Galijasevic, trata das medidas que deveriam ser tomadas por governos e indústrias, para combater o desmatamento e a poluição.
– Na área de cosméticos a questão mais urgente é parar de usar derivados de combustíveis fósseis, como o parabeno, na produção de fragrâncias e outros componentes químicos que prejudicam a pele das pessoas e o planeta. Também é preciso regular melhor o mercado de cuidados com a pele, para evitar falsos produtos de “Clean Beauty” (Beleza limpa) – explicou Bitencourt.
Janine é cofundadora e porta-voz da Souvie Orgânicos, única empresa nacional de cosméticos que tem todos os produtos, da fazenda até a fábrica, certificados pelo selo Ecocert COSMOS, um dos maiores e mais importantes certificados ambientais.
– Como somos orgânicos desde a matéria prima (fazenda) até o produto final (fábrica), não utilizamos qualquer tipo de pesticida, que iria contaminar a terra, os trabalhos e o rio que cruza a região. Também reservamos mais da metade dos hectares para que os animais continuem no seu habitat natural, então costumamos ter a visitas de lobo-guarás, cervos, guaxinins e diversas espécies de pássaro. Torna o lugar lindo – contou.
Para a paulista, o comprometimento com o meio ambiente deve ocorrer em todas as fases da produção, e menciona ainda que cabe a sociedade, de forma geral, cobrar esses avanços das empresas
– Se um produto é bom, tem que trazer benefício para todo mundo, não apenas para o consumidor. É nosso papel como sociedade exigir que os meios de produção se tornem sustentáveis. Proibir os testes em animais, fomentar processos de reciclagem, e banir de vez qualquer insumo tóxico para nós e para o meio ambiente são os primeiros passos para um futuro melhor e mais ecológico – finalizou.
Mais informações sobre Janine Bitencourt em https://janine829.wixsite.com/janbitencourt
Sobre Janine Bitencourt
Escritora, redatora, empreendedora, publicitária, investidora-anjo e entusiasta da sustentabilidade, Janine Bitencourt é sócia e cofundadora da Sincronicidade, estúdio de agência criativa, e consultora de marketing da Souvie Orgânicos, única marca de cosméticos brasileira a possuir a certificação Ecocert COSMOS, uma das mais importantes no quesito de sustentabilidade.